Apresentação

O Grupo Ensinus é um conjunto de organizações empresariais, inteiramente dedicadas à educação e ao ensino de todos os níveis e graus, desde a educação pré-escolar ao ensino superior, incluindo o ensino e a formação profissional, a consultoria e a investigação aplicada.

A entidade que está na base da fundação do grupo e cuja actividade inicial foi a educação e ensino de adultos, ocorreu há cerca de 44 anos.

Com efeito, a sociedade que veio a transformar-se na primeira ENSINUS, hoje denominada ENSINUS I – Empreendimentos Educativos, S.A. (“ENSINUS I”), foi constituída em 19 de Outubro de 1965 por Valentim de Seixas Figueiredo (que antes tinha iniciado actividade em nome individual) e Manuel Pedro Mendes Lovegrow, sob a firma Figueiredo & Mendes, Lda.

Entretanto, por escritura pública realizada em 4 de Junho de 1969, foi essa sociedade objecto de transformação e alargada a um conjunto de professores e outros trabalhadores que então exerciam a sua actividade nos dois estabelecimentos de ensino pertencentes à primitiva sociedade, tendo nessa altura sido adoptada a designação de Sociedade de Estabelecimento de Ensino Particular – ENSINUS, LDA.

A partir dessa primeira iniciativa, a organização veio progressivamente a desenvolver-se a abarcar novos domínios de actividade, no âmbito da prestação de serviços de educação, entendido este termo em sentido amplo.

Actualmente, a ENSINUS I participa também em outras sociedades com actividade complementar daquelas, designadamente na produção e comercialização de equipamentos de escritório e informática.

Em 2006, a maioria do capital da ENSINUS I é adquirido pelo Grupo Lusófona.

Esta operação seguiu-se à tendência que se tem assistido, da associação e fusão de instituições de ensino (privadas e públicas), numa perspectiva de junção de esforços e busca de criação de valor, pelas sinergias criadas.

Neste sentido, os gestores e Directores das várias instituições do Grupo Ensinus / Lusófona pretendem maximizar os aspectos positivos que as distinguem e conseguir o desenvolvimento conjunto de projectos que isoladamente seriam de difícil implementação.

Missão

A missão da ENSINUS I e do Grupo de empresas por si constituído é contribuir para a elevação e melhoria dos níveis de qualificação escolar e profissional das crianças, jovens e adultos, através do desenvolvimento de iniciativas e projectos de educação, investigação, formação e consultoria que constituam uma referência de credibilidade, inovação e sustentabilidade ao nível social, ambiental e económico.

Reconhecendo que a oferta de serviços de educação, ensino e de formação cabe à sociedade e ao Estado – dando assim expressão às liberdades de aprender e de ensinar constitucionalmente consagradas – a Ensinus desenvolve iniciativas e parcerias, que permitam alargar e elevar a qualidade da oferta, tendo sempre as pessoas e o seu desenvolvimento no centro da sua actividade.

Correlativamente, a ENSINUS I procura proporcionar aos seus Colaboradores as condições propícias ao sucesso da sua Missão e contribuir para a realização profissional e para o bem-estar dos mesmos, com base no respectivo desempenho.

A ENSINUS I propõem-se aperfeiçoar e desenvolver as diferentes entidades que integram o Grupo, de modo a que as mesmas constituam, cada vez mais, um conjunto articulado de organizações capazes de proporcionar uma oferta de serviços de educação, formação e consultoria de superior qualidade.