Empreender pelo respeito

Out 19, 2018

Para poder vencer e ter sucesso com as suas ideias e com os seus negócios, o empreendedor tem que respeitar a comunidade em que está inserido, bem como os seus stakeholders, fornecedores e clientes.

O respeito[1] é um conceito fundamental no âmbito dos Direitos, Liberdades e Garantias e comporta várias dimensões, tanto no âmbito do Direito Fundamental, como no âmbito do Direito Substantivo.

No que tange a economia e a gestão em geral e o empreendedorismo em particular, o respeito importa um conjunto vasto de fatores subjacentes à ideia, à consolidação e sustentabilidade do negócio que vão muito para além do conceito.

Em primeiro lugar, quem empreende tem que o fazer com respeito por si próprio e isso significa que há que ser autêntico e digno, sendo que aqui a dignidade deve ser interpretada do ponto de vista holístico.

Em segundo lugar, como foi acima referido, importa respeitar a comunidade circundante, o que faz com que o empreendedor deva valorizar na ideia de negócio a observação latu sensu da diversidade e do que positivo isso pode e deve trazer ao sucesso do negócio. Quantas mais pessoas puderem beneficiar do resultado do negócio mais se aumenta, na exata medida, os respetivos resultados líquidos.

Em terceiro lugar, o empreendedor tem que respeitar o ecossistema em que está inserido, e a respetiva biodiversidade, e isso significa que todos os empreendedores e todas as ideias de negócio são ímpares pois provém todas de mentes e de territórios diversos.

Por último, empreender pelo respeito faz com que a formulação da ideia de negócio germine em função da necessidade do consumidor.

Consequentemente, quem respeitar os valores acima referidos terá sempre sucesso pois soube empreender sempre pelo respeito!

____________

[1] res·pei·to. (latim respectus, -us, acção de olhar para trás, espectáculo, atenção), substantivo masculino.
1- Sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém. 2. Apreço, consideração, deferência. 3. Acatamento, obediência, submissão. 4. Medo, receio, temor. “respeito”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, https://dicionario.priberam.org/respeito

Artigo publicado em Link to Leaders a 19/10/2018

Outras Notícias

PALESTRA: Desafios da equidade de género na educação

PALESTRA: Desafios da equidade de género na educação

Convidamos Todas e Todos a estarem presentes, hoje, Dia 8, pelas 21h, na Palestra via Zoom promovida pelo Clubes Terra Justa – 2021 e no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher: Desafios da equidade de género na educação No painel iremos contar com a...

Prémio Joaquim Chissano – Alumni Estudante Moçambicano em Portugal

Prémio Joaquim Chissano – Alumni Estudante Moçambicano em Portugal

Decorreu, esta quinta-feira, dia 4, pelas 15:00 de Lisboa a reunião da “Comissão de Apoio” ao Prémio Joaquim Chissano, a entregar na semana de 20 de abril. A CCPM tem, como principal objetivo, a construção de uma sociedade inclusiva, capaz de valorizar as relações...

Educar em Portugal e Moçambique

Educar em Portugal e Moçambique

Recomendamos a leitura atenta da Entrevista à Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, na Valor Magazine, edição de fevereiro.

Tudo na página 39, boas leituras!

Conselho Consultivo da Escola de Comércio de Lisboa

Conselho Consultivo da Escola de Comércio de Lisboa

Decorreu, hoje, o Conselho Consultivo da Escola de Comércio de Lisboa. Em tempos complexos como os que correm, a importância da partilha de conhecimento é ainda mais relevante, para que todo o processo de ensino seja o melhor para os nossos alunos, bem como para os...