Programa “Horizonte Europa”

Fev 2, 2021

O programa “Horizonte Europa” lançado hoje, dia 2 de fevereiro, numa sessão a decorrer através da internet, no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da UE e organizada em estreita colaboração com a Comissão Europeia.

Acompanhe através do Link: https://www.youtube.com/watch?v=UyjoJv-Kqe4&feature=youtu.be

O documento de contexto e o programa provisório estão disponíveis em www.perin.pt/.

O evento reúne oradores de toda a Europa e inclui intervenções de investigadores, líderes empresariais e de responsáveis políticos e governamentais com o objetivo de mobilizar toda a Europa para o programa “Horizonte Europa, 2021-27” e a sua articulação com os programas nacionais de recuperação e resiliência, em preparação no âmbito do programa “Next Generation EU, 2021-26”.

Durante o evento serão particularmente apresentadas e discutidas ideias para a promoção da dupla transição verde e digital em toda a Europa, em associação com uma recuperação resiliente através de um Espaço Europeu da Investigação – ERA renovado.

O documento de contexto debruça-se sobre as questões críticas que hoje se colocam a este processo e à promoção da atividade de I&D na Europa, incluindo a necessidade de aumentar o investimento público e privado em I&D, designadamente no contexto da recente reafirmação pela Comissão Europeia da meta de 3% do investimento em I&D em termos do produto interno bruto, até 2030.

No caso de Portugal, a coordenação e divulgação da estratégia de reforço da participação nacional no programa “Horizonte Europa, 2021-27” é feita através da Rede PERIN- “Portugal in Europe Research and Innovation Network”, que inclui as principais agências financiadoras e promotoras, designadamente a Agência ERASMUS+ Educação e Formação, a ANI, a FCT, a AICIB, a PT Space, e a DGES, em estreita articulação com os gabinetes de promoção dos programas europeus nas instituições académicas e de investigação, assim como em empresas, associações empresariais e centros de incubação de empresas e de interface.

Outras Notícias

A Educação e o Direito do Trabalho

A Educação e o Direito do Trabalho

Immanuel Kant disse-nos “Como poderíamos tornar os homens felizes, se não os tornamos morais e sábios?” e isso é bem demonstrativo da relevância que a educação tem para promover o amadurecimento, a aquisição de conhecimentos e a libertação natural que advém da...

A Educação e Nós

A Educação e Nós

A educação visa dotar-nos das ferramentas necessárias e adequadas à vida em sociedade, ao desenvolvimento de novas competências, à aquisição de conhecimentos inovadores e ao potenciamento de melhorias comportamentais. No artigo 26.º da Declaração Universal dos...

O Direito do Trabalho e a Igualdade de Oportunidades

O Direito do Trabalho e a Igualdade de Oportunidades

O Direito do Trabalho ocupa invariavelmente a agenda mediática. Estamos habituados a ouvir falar deste ramo do Direito Privado como centro da vida portuguesa por um vasto conjunto de razões. A mais importante delas é a que se prende com a Igualdade de Oportunidades e...