Portugal: o país dos serviços?

Mai 3, 2017

Será Portugal um país onde todos devemos estar disponíveis para servir? Será isso de facto determinante para o futuro da nossa economia? Teremos com isso impacto positivo na taxa de empregabilidade?
Nos passados dias 23 e 24(1) teve lugar em Lisboa, na Fundação Oriente, a I Convenção Nacional para o Setor dos Serviços, organizada pelo Fórum dos Serviços e pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP)(2), sob o lema: “Motor da Presença de Portugal na Globalização.”

A abertura da convenção teve a presença do primeiro-ministro que felicitou a organização e explicou às mais de cinco centenas de pessoas presentes que Portugal tem neste momento a grande oportunidade com os serviços e que os mesmos são determinantes para o nosso futuro.

Ao lermos no dicionário(3) o significativo da palavra serviço percebemos que: “Serviço. nome masculino. 1. ato ou efeito de servir. 2. trabalho a fazer; obrigações. 3. atividade profissional; emprego. 4. duração de uma atividade. 5. préstimo; uso; serventia. 6. proveito. 7. disposição; disponibilidade. 8. local de trabalho.”

Será Portugal um país onde todos devemos estar disponíveis para servir? Será isso de facto determinante para o futuro da nossa economia? Teremos com isso impacto positivo na taxa de empregabilidade?

Efetivamente, com a globalização, Portugal tem, de acordo com a grande maioria dos especialistas(4), a maior oportunidade das últimas décadas para tornar a aposta nos serviços um repto nacional.

O capital humano português é o mais desenvolvido de sempre a par das características logísticas que o país apresenta e que o tornam ímpar nas condições que oferece para se tornar numa plataforma giratória que permitirá um acréscimo significativo nas exportações com impacto no rédito nas contas das empresas e consequentemente no PIB, por via do respetivo crescimento através do aumento da balança comercial.

Esta iniciativa do Fórum dos Serviços e da CCP merece a mais viva das saudações pois, após os anos de crise em que a economia portuguesa esteve mergulhada, os indicadores económicos mostram-nos que as portuguesas e os portugueses exibem indicadores de confiança bastante elevados e que acreditam que este é o momento para começarmos a crescer e a desenvolver a nossa economia de forma sustentada.

Para muitos, o futuro de Portugal passaria pela (re)industrialização da economia e nunca pelos serviços. Esquecem-se que as nossas condições geográficas, as nossas competências linguísticas, técnicas, sociais e a vocação do nosso território – europeia – atlântica – lusófona – tornam-nos atrativos para todos os tipos de serviços que exigem a inovação e a competitividade que as empresas portuguesas têm demonstrado ter!

Saibamos pois aproveitar a oportunidade que nos foi demonstrada ao longo dos dois dias de trabalho da I Convenção Nacional para o Setor dos Serviços.

Portugal merece!

(1) http://www.forumservicos.com/noticias
(2) http://www.ccp.pt/CCP /ptPT/CCP.aspx
(3) https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/servi%C3%A7o
(4) Nesta convenção estiveram presentes alguns dos maiores especialistas em serviços e logística.

Administradora do ISG | Instituto Superior de Gestão e do Grupo Ensinus

Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Outras Notícias

Reunião com a Dra. Rejane Lima

Reunião com a Dra. Rejane Lima

Hoje, recebemos a Dra. Rejane Lima, Coordenadora do Curso Preparatório ENCCEJA - Projeto Lisboa, um momento de partilha fantástico onde se perspetivaram Futuros.

European Vocational Skills Week Ambassadors

European Vocational Skills Week Ambassadors

Who and what are the European Vocational Skills Week Ambassadors?Ambassadors are individuals appointed by the European Commission who, through their inspiring professional path, can act as a role model for any young person who might be hesitating about taking a...

Reunião do Conselho de Gerência da Aula de Comércio

Reunião do Conselho de Gerência da Aula de Comércio

Acontece, hoje, dia 18 de setembro de 2020, a Reunião do Conselho de Gerência da Aula de Comércio, Entidade Titular da Escola de Comércio de Lisboa.Contamos igualmente com a Presença da Diretora Financeira do Grupo Ensinus, Dra. Sofia Ferreira. Este é sem dúvida um...

Reunião do Conselho de Administração do INETE

Reunião do Conselho de Administração do INETE

Decorre esta tarde, dia 16 de julho de 2020, a Reunião do Conselho de Administração do INETE com a presença da Directora Financeira, Dra. Sofia Ferreira, da Diretora de Relações Internacionais, Dra. Marta de Almeida Santos, do Grupo ENSINUS e do Assessor da...