Portugal: o país dos serviços?

Mai 3, 2017

Será Portugal um país onde todos devemos estar disponíveis para servir? Será isso de facto determinante para o futuro da nossa economia? Teremos com isso impacto positivo na taxa de empregabilidade?
Nos passados dias 23 e 24(1) teve lugar em Lisboa, na Fundação Oriente, a I Convenção Nacional para o Setor dos Serviços, organizada pelo Fórum dos Serviços e pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP)(2), sob o lema: “Motor da Presença de Portugal na Globalização.”

A abertura da convenção teve a presença do primeiro-ministro que felicitou a organização e explicou às mais de cinco centenas de pessoas presentes que Portugal tem neste momento a grande oportunidade com os serviços e que os mesmos são determinantes para o nosso futuro.

Ao lermos no dicionário(3) o significativo da palavra serviço percebemos que: “Serviço. nome masculino. 1. ato ou efeito de servir. 2. trabalho a fazer; obrigações. 3. atividade profissional; emprego. 4. duração de uma atividade. 5. préstimo; uso; serventia. 6. proveito. 7. disposição; disponibilidade. 8. local de trabalho.”

Será Portugal um país onde todos devemos estar disponíveis para servir? Será isso de facto determinante para o futuro da nossa economia? Teremos com isso impacto positivo na taxa de empregabilidade?

Efetivamente, com a globalização, Portugal tem, de acordo com a grande maioria dos especialistas(4), a maior oportunidade das últimas décadas para tornar a aposta nos serviços um repto nacional.

O capital humano português é o mais desenvolvido de sempre a par das características logísticas que o país apresenta e que o tornam ímpar nas condições que oferece para se tornar numa plataforma giratória que permitirá um acréscimo significativo nas exportações com impacto no rédito nas contas das empresas e consequentemente no PIB, por via do respetivo crescimento através do aumento da balança comercial.

Esta iniciativa do Fórum dos Serviços e da CCP merece a mais viva das saudações pois, após os anos de crise em que a economia portuguesa esteve mergulhada, os indicadores económicos mostram-nos que as portuguesas e os portugueses exibem indicadores de confiança bastante elevados e que acreditam que este é o momento para começarmos a crescer e a desenvolver a nossa economia de forma sustentada.

Para muitos, o futuro de Portugal passaria pela (re)industrialização da economia e nunca pelos serviços. Esquecem-se que as nossas condições geográficas, as nossas competências linguísticas, técnicas, sociais e a vocação do nosso território – europeia – atlântica – lusófona – tornam-nos atrativos para todos os tipos de serviços que exigem a inovação e a competitividade que as empresas portuguesas têm demonstrado ter!

Saibamos pois aproveitar a oportunidade que nos foi demonstrada ao longo dos dois dias de trabalho da I Convenção Nacional para o Setor dos Serviços.

Portugal merece!

(1) http://www.forumservicos.com/noticias
(2) http://www.ccp.pt/CCP /ptPT/CCP.aspx
(3) https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/servi%C3%A7o
(4) Nesta convenção estiveram presentes alguns dos maiores especialistas em serviços e logística.

Administradora do ISG | Instituto Superior de Gestão e do Grupo Ensinus

Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Outras Notícias

Feira de Educação – Bicentenário da Independência do Brasil

Feira de Educação – Bicentenário da Independência do Brasil

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa do Rosário Damásio, estará hoje presente, 23 de junho, pelas 15h45, na Feira de Educação – Bicentenário da Independência do Brasil. A sua intervenção está integrada na Mesa Redonda “200 Anos de Mulheres” e conta...

Dra. Teresa Damásio em entrevista à Mais Educativa

Dra. Teresa Damásio em entrevista à Mais Educativa

A Dra. Teresa do Rosário Damásio, Administradora do Grupo Ensinus cedeu uma Entrevista ao GUIA da FORMAÇÃO PROFISSIONAL 2022/2023, na edição de Maio 2022 da Mais Educativa. Queres saber mais sobre as vantagens deste ensino? Esta entrevista poderá ajudar-te!...

Grupo Ensinus na NAFSA  – Association of International Educators

Grupo Ensinus na NAFSA – Association of International Educators

O Grupo Ensinus vai estar presente na NAFSA - Association of International Educators, através da presença do ISG|Business and Economics School, no Pavilhão Study & Research in Portugal, de 31 de maio a 3 de junho de 2022. A Senhora Administradora do Grupo Ensinus,...

Encontro entre Entidades Protocoladas do Projeto ENSINUS+

Encontro entre Entidades Protocoladas do Projeto ENSINUS+

Ainda no rescaldo das comemorações do Dia de África, o Instituto Superior de Gestão assinalou a efeméride com um encontro entre todas as Entidades protocoladas do PROJETO ENSINUS +. Este Projeto visa promover o acesso e paridade na Educação, por parte de comunidades...

Dra. Teresa Damásio em entrevista ao Podcast AADUL

Dra. Teresa Damásio em entrevista ao Podcast AADUL

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa do Rosário Damásio esteve presente em entrevista no Podcast AADUL. Este podcast da Associação Académica de Direito da Universidade Lusófona trata de diversos temas com variados convidados, no mundo jurídico e não...