Empreender no Desenvolvimento

Mar 5, 2018

Ao longo dos últimos 70 anos o mundo tem tentado encontrar, de forma sistemática e permanente, um caminho para o desenvolvimento sustentado em todos os países do mundo[1].

Fê-lo através da criação de agências especializadas[2], em várias áreas, e da promoção de ideias que refletissem os direitos plasmados na Declaração Universal dos Direitos Humanos[3], através de campanhas[4] e de prémios[5] que engajassem as populações dos vários continentes e congregassem vontades e opiniões semelhantes.

Apesar de todos os esforços e da evolução notável no quadro das políticas públicas, no âmbito dos direitos, liberdades e garantias, que garante o desenvolvimento das sociedades no seu todo, o certo é que ainda há grandes disparidades em vários setores de atividade que têm um impacto considerável nos dados estatísticos nacionais[6] e que, em ultima instância, definem os indicadores de crescimento e de desenvolvimento por Estado Membro[7].

Assim, é preciso definir novas metodologias na aprendizagem das diferentes áreas curriculares, que despertem, em todos os membros da comunidade educativa, desde o início da escolaridade obrigatória, para a relevância de cada um de nós ser essencial para o desenvolvimento das nossas comunidades. Ou seja, para o bem comum.

Em Portugal, o Governo, através do Ministério da Educação, dotou o ordenamento jurídico nacional do Projeto da Autonomia e Flexibilidade Curricular[8] dos ensinos básico e secundário[9], que é um instrumento ímpar no âmbito da política educativa nacional para promover a alteração do paradigma na educação no ensino não superior.

Para conseguirmos crescer de forma sustentada, e atingir as metas desejáveis no Índice de Desenvolvimento Sustentável[10], é necessário que se promova a alteração das mentalidades desde a terceira infância.

É na escola e na universidade que encontramos as mentes mais inquietas e sequiosas de mais aprendizagens. Saibamos dar-lhes as ferramentas com utilidade para poderem empreender no desenvolvimento!

[1] http://hdr.undp.org/
[1] Ou se preferirmos em todos os países membros da Organização das Nações Unidas
[2] Como é o caso da UNESCO -United Nations Educational Scientific and Cultural Organization/ Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e da UNICEF – United Nations Children’s Fund/ Fundo das Nações Unidas para a Infância
[3] http://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/
[4] A Campanha HeforShe foi das que mais pessoa mobilizou na história recente das Nações Unidas
[5] O Prémio Sakharov pretende premiar todos aqueles que lutam pela Liberdade
[6] Em Portugal o responsável pelo tratamento e publicação destes dados é o INE – Instituto Nacional de Estatística
[7] Na União Europeia é o Eurostat – Statistical office of the European Union
[8] A 31 de outubro publicámos o artigo “O carácter disruptivo do Projeto da Autonomia e da Flexibilidade Curricular” onde falámos de forma detalhada acerca deste Projeto
[9] http://www.dge.mec.pt/autonomia-e-flexibilidade-curricular
[10] http://hdr.undp.org/

Artigo in Link to Leaders a 19/12/2017

Outras Notícias

Educar em Portugal e Moçambique

Educar em Portugal e Moçambique

Recomendamos a leitura atenta da Entrevista à Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa Damásio, na Valor Magazine, edição de fevereiro.

Tudo na página 39, boas leituras!

Conselho Consultivo da Escola de Comércio de Lisboa

Conselho Consultivo da Escola de Comércio de Lisboa

Decorreu, hoje, o Conselho Consultivo da Escola de Comércio de Lisboa. Em tempos complexos como os que correm, a importância da partilha de conhecimento é ainda mais relevante, para que todo o processo de ensino seja o melhor para os nossos alunos, bem como para os...

Reunião Geral do Grupo Ensinus

Reunião Geral do Grupo Ensinus

Decorreu, hoje, a Reunião Geral do Grupo Ensinus, para análise da situação vigente. Na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, contamos com todos nas nossas Instituições em modo E-learning! Estamos On!

Programa “Horizonte Europa”

Programa “Horizonte Europa”

O programa “Horizonte Europa” lançado hoje, dia 2 de fevereiro, numa sessão a decorrer através da internet, no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da UE e organizada em estreita colaboração com a Comissão Europeia. Acompanhe através do...

Webinar: “Educação em Tempos de Pandemia”

Webinar: “Educação em Tempos de Pandemia”

Dia 5 de fevereiro, pelas 21 horas, convidamos a todas e a todos, a estarem presentes no Webinar: Educação em Tempos de Pandemia, com transmissão via Zoom e em Live na plataforma Facebook. No painel contamos com Dra. Teresa do Rosário Damásio, na qualidade de...