Empreender no sucesso

Abr 10, 2018

Empreender no sucesso é para muitos uma afirmação axiomática pois para a maioria das pessoas o sucesso é uma condição sine qua non do empreendedor.

No arquétipo coletivo ter sucesso é ser popular, ter muito dinheiro e, consequentemente, possuir muitos bens materiais. Para a construção desta imagem muito tem contribuído a comunicação social que replica de forma incomensurável o conceito do dinheiro associado ao sucesso. Via-se o empreendedor como alguém puramente preocupado com a solvabilidade da empresa e com o lucro e crescimento da mesma.

No entanto, ao longo dos últimos anos houve uma evolução dogmática muito interessante acerca do conceito de empreendedor e do seu papel na sociedade atual. Este desenvolvimento conceptual assenta numa nova visão que se quer para o mundo em geral e para as pessoas singulares e coletivas em particular.

Se na última década do século XX a vox populi assentava na geração de capital como uma das grandes necessidades da humanidade e aos empreendedores era dado o ónus de serem um dos principais geradores dessa riqueza, hoje na segunda década do século XXI as preocupações globais assentam no desenvolvimento sustentável e na massificação dos direitos sociais.

Aprendemos que para sermos felizes precisamos de muitos mais do que dinheiro e riqueza material. Deparámo-nos com a necessidade de ter sociedades justas e equitativas.

Contrariamente ao que se poderia pensar, mercê da crise que vivemos nas últimas décadas e do empobrecimento generalizado, continua a fazer sentido [1] empreender no sucesso.

A sociedade continua a precisar de ter empreendedores e de estimular práticas empreendedoras. Hoje, é comummente aceite que o empreendedorismo faça parte dos currículos escolares, pois percebeu-se que é essencial estimular a criatividade e a inovação junto das nossas crianças, adolescentes e jovens. O empreendedor continua a merecer o apreço e o estímulo da comunidade pois as suas práticas perpetuam a generosidade e a gratidão que é hoje tida como uma das características do empreendedor do século XXI que empreende no sucesso.

Hoje, nas escolas e nas universidades continua-se a perseguir o sucesso. No entanto, quando analisamos a forma como estas competências são adquiridas, percebemos que os direitos cívicos são transversais e que para se ser empreendedor há que ser bom cidadão tal qual o que habitava na Polis. A diferença é que a Polis hoje é para todas e para todos. Não há excluídos. Antes pelo contrário, a diversidade é bem vista e premiada.

A Humanidade vive um momento na sua história em que faz todo o sentido empreender no sucesso. De forma sustentável, solidária e igual.

A sociedade continua a precisar de empreendedores e continua a precisar de pessoas que têm sucesso! Para se desenvolver e gerar bem-estar para todas e para todos é fulcral que se continue a empreender no sucesso!
Vamos a isso!

[1] Hoje mais do que nunca

Outras Notícias

Feira de Educação – Bicentenário da Independência do Brasil

Feira de Educação – Bicentenário da Independência do Brasil

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa do Rosário Damásio, estará hoje presente, 23 de junho, pelas 15h45, na Feira de Educação – Bicentenário da Independência do Brasil. A sua intervenção está integrada na Mesa Redonda “200 Anos de Mulheres” e conta...

Dra. Teresa Damásio em entrevista à Mais Educativa

Dra. Teresa Damásio em entrevista à Mais Educativa

A Dra. Teresa do Rosário Damásio, Administradora do Grupo Ensinus cedeu uma Entrevista ao GUIA da FORMAÇÃO PROFISSIONAL 2022/2023, na edição de Maio 2022 da Mais Educativa. Queres saber mais sobre as vantagens deste ensino? Esta entrevista poderá ajudar-te!...

Grupo Ensinus na NAFSA  – Association of International Educators

Grupo Ensinus na NAFSA – Association of International Educators

O Grupo Ensinus vai estar presente na NAFSA - Association of International Educators, através da presença do ISG|Business and Economics School, no Pavilhão Study & Research in Portugal, de 31 de maio a 3 de junho de 2022. A Senhora Administradora do Grupo Ensinus,...

Encontro entre Entidades Protocoladas do Projeto ENSINUS+

Encontro entre Entidades Protocoladas do Projeto ENSINUS+

Ainda no rescaldo das comemorações do Dia de África, o Instituto Superior de Gestão assinalou a efeméride com um encontro entre todas as Entidades protocoladas do PROJETO ENSINUS +. Este Projeto visa promover o acesso e paridade na Educação, por parte de comunidades...

Dra. Teresa Damásio em entrevista ao Podcast AADUL

Dra. Teresa Damásio em entrevista ao Podcast AADUL

A Senhora Administradora do Grupo Ensinus, Dra. Teresa do Rosário Damásio esteve presente em entrevista no Podcast AADUL. Este podcast da Associação Académica de Direito da Universidade Lusófona trata de diversos temas com variados convidados, no mundo jurídico e não...