A língua portuguesa e a diplomacia económica

Jun 21, 2018

Nos últimos tempos assistimos a dois momentos muito importantes de afirmação da língua portuguesa no mundo e do papel que lhe tem vindo a ser dado de alavanca da diplomacia económica da República Portuguesa.

Em maio, tivemos a celebração, por parte das nossas embaixadas, da Semana da Língua e da Cultura Portuguesa e, em junho, tivemos a celebração do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas em várias cidades dispersas por diferentes continentes.

Na primeira semana de maio, tive a oportunidade de participar, nas celebrações organizadas pela Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, em colaboração com os países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – com Embaixadas em Bissau, respetivamente Angola e Brasil, e de percecionar a mudança operada na nossa diplomacia.

Ao longo do último ano temos assistido a um grande esforço de alteração da nossa diplomacia económica aliada à dinamização da divulgação da língua portuguesa.

Os frutos estão à vista com uma melhoria significativa na nossa economia e principalmente no clima de confiança que se vive na sociedade portuguesa e na diáspora.

A língua portuguesa tem hoje o maior número de falantes da história contemporânea e já tem uma presença relevante no mundo dos negócios à escala global.

Mas para otimizarmos os resultados creio que seria desejável que este esforço, que está a ser desenvolvido pelas nossas autoridades, se estenda à intensificação da cooperação com as instituições de ensino superior portuguesas, à semelhança do que sucedeu no passado mês de maio, com a organização do Pavilhão do Study in Portugal, na Conferência Anual da NAFSA – Association for International Educators – que se realizou em Filadélfia, nos Estados Unidos da América, de 27 de maio a 1 de junho.

A Study in Portugal (http://www.studyinportugal.edu.pt) é uma plataforma gerida pela Direção-Geral do Ensino Superior, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que reúne os dados relativos ao ensino superior português e que fornece informações a todos os estudantes internacionais que pretendam vir estudar em Portugal. Além disto, apoia as instituições de ensino superior portuguesas de diferentes formas em que uma das que têm mais impacto é a organização, juntamente com a Comissão Fullbright (http://www.fulbright.pt), desta presença na maior Feira de Educação Internacional no mundo.

O impacto na economia portuguesa e no nosso PIB da vinda de estudantes internacionais é notável e merece uma intensificação deste apoio até porque a procura pelo ensino superior português tem vindo a aumentar e vem de todos os pontos do globo. Pelo que é adequado pensarmos que as universidades e os politécnicos portugueses devem ser os parceiros naturais do Governo nesta estratégia que deve ser claramente uma prioridade para todas e para todos nós!

Quanto mais projeção tiver a língua portuguesa mais negócios se farão e mais pujante ficará a nossa economia e o nosso bem-estar!

Administradora do ISG, Instituto Superior de Gestão e do Grupo Ensinus

Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Outras Notícias

European Vocational Skills Week Ambassadors

European Vocational Skills Week Ambassadors

Who and what are the European Vocational Skills Week Ambassadors?Ambassadors are individuals appointed by the European Commission who, through their inspiring professional path, can act as a role model for any young person who might be hesitating about taking a...

Reunião do Conselho de Gerência da Aula de Comércio

Reunião do Conselho de Gerência da Aula de Comércio

Acontece, hoje, dia 18 de setembro de 2020, a Reunião do Conselho de Gerência da Aula de Comércio, Entidade Titular da Escola de Comércio de Lisboa.Contamos igualmente com a Presença da Diretora Financeira do Grupo Ensinus, Dra. Sofia Ferreira. Este é sem dúvida um...

Reunião do Conselho de Administração do INETE

Reunião do Conselho de Administração do INETE

Decorre esta tarde, dia 16 de julho de 2020, a Reunião do Conselho de Administração do INETE com a presença da Directora Financeira, Dra. Sofia Ferreira, da Diretora de Relações Internacionais, Dra. Marta de Almeida Santos, do Grupo ENSINUS e do Assessor da...