Somos todos CPLP

Jul 19, 2018

São muitas as vozes que ao longo dos anos têm defendido que a CPLP deveria ter um papel mais atuante e uma presença mais assídua na vida dos respetivos Estados Membros!

Nos dias 17 e 18 realizou-se na Ilha do Sal, em Cabo Verde, a XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

Desde a sua fundação que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem merecido por parte dos respetivos Estados Membros um profundo empenho e uma atenção muito particular.

Ao interpretarmos as ações que estiveram na génese da sua criação em 1996, percebemos facilmente que os Estados Fundadores – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe – estavam imbuídos do mesmo espirito e da mesma vontade e que a única razão para Timor Leste se ter juntado somente seis anos mais tarde, em 2002, se deveu ao facto de só nessa altura ter alcançado a independência. Mais recentemente, em 2014, tivemos a adesão de pleno direito da Guiné Equatorial que foi precedida de algumas polémicas e desentendimentos entre os Estados Membros, mas acabou por merecer a aprovação geral.

Atualmente a CPLP conta com vários Observadores Associados – a Geórgia, a Hungria, o Japão, a República Checa, a República Eslovaca, a República da Maurícia, a República da Namíbia, a República do Senegal, a República da Turquia e o Uruguai.

Para além dos diferentes Estados, a Comunidade sempre entendeu dar voz à Sociedade Civil, pelo que conta com dezenas de Observadores Consultivos que espelham a diversidade e a pluralidade de organizações que vivam promover, difundir e consolidar o desenvolvimento da Comunidade!

No entanto, são muitas as vozes que ao longo dos anos têm defendido que a CPLP deveria ter um papel mais atuante e uma presença mais assídua na vida dos respetivos Estados Membros!

Há quem defenda que muito há ainda por fazer no âmbito da educação e da investigação, bem como, da livre circulação de pessoas, bens e capitais. Para muitos a não consolidação destas áreas através de Programas eficazes tornará, a breve trecho, a CPLP numa Organização de Cimeiras e de Reuniões Bilaterais.

Há quem olhe para o modelo da União Europeia e da CEDEAO e anseie por algo parecido ou semelhante.

Razão pela qual, a XII Conferência tenha sido planeada e organizada com tanto cuidado por todos os Estados Membros. Para Cabo Verde que assume a Presidência e para Portugal que irá, pela primeira vez na história da Comunidade, assumir o Secretariado Executivo esta foi a Cimeira das Cimeiras.

Estou convicta que estamos perante um novo tempo em que todas e todos assumimos o lema: Somos Todos CPLP!

Acredito que se juntarmos as necessidades reais dos Países, a vontade inequívoca dos governantes e a ambição dos mais de 230 milhões de cidadãs e dos cidadãos conseguiremos alcançar todas as metas definidas aquando da fundação da CPLP e tornar a Comunidade numa organização competitiva, robusta e com futuro!

Nos últimos meses tivemos vários momentos em que a força da CPLP se vez ouvir e sentir. O momento mais icónico foi a eleição de António Guterres para Secretário Geral da ONU e o mais recente foi a eleição de António Vitorino para diretor-geral da Organização Internacional das Migrações!

Somos Todos CPLP!

Administradora do ISG Instituto Superior de Gestão e do Grupo Ensinus

Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico

Artigo publicado a 18/07/2018 no Jornal de Negócios

Outras Notícias

Reunião com a Dra. Rejane Lima

Reunião com a Dra. Rejane Lima

Hoje, recebemos a Dra. Rejane Lima, Coordenadora do Curso Preparatório ENCCEJA - Projeto Lisboa, um momento de partilha fantástico onde se perspetivaram Futuros.

European Vocational Skills Week Ambassadors

European Vocational Skills Week Ambassadors

Who and what are the European Vocational Skills Week Ambassadors?Ambassadors are individuals appointed by the European Commission who, through their inspiring professional path, can act as a role model for any young person who might be hesitating about taking a...

Reunião do Conselho de Gerência da Aula de Comércio

Reunião do Conselho de Gerência da Aula de Comércio

Acontece, hoje, dia 18 de setembro de 2020, a Reunião do Conselho de Gerência da Aula de Comércio, Entidade Titular da Escola de Comércio de Lisboa.Contamos igualmente com a Presença da Diretora Financeira do Grupo Ensinus, Dra. Sofia Ferreira. Este é sem dúvida um...

Reunião do Conselho de Administração do INETE

Reunião do Conselho de Administração do INETE

Decorre esta tarde, dia 16 de julho de 2020, a Reunião do Conselho de Administração do INETE com a presença da Directora Financeira, Dra. Sofia Ferreira, da Diretora de Relações Internacionais, Dra. Marta de Almeida Santos, do Grupo ENSINUS e do Assessor da...